30 de dezembro de 2011

Chocolates que Deveriam Retornar

             Quem sabe, em 2012, alguma dessas marcas resolva reassumir pelo menos ALGUM de seus grandes sucessos (..). Bombons que foram retirados do portifólio de produção, seja porque sua produção implicava em maiores custos, seja porque as marcas hoje acham que podemos engolir qualquer coisa (já que de alguma delas vamos comprar mesmo). É; olhando o passado recente, é perceptível uma visível decadência geral nos padrões de algumas marcas (Nestlé que o diga, com aquela caixa azul que, antes, sinônimo de qualidade, agora dá até vergonha). Olha o que já perdemos:

I.Chocolate Mania - Garoto


                    Quase choro só de pensar que esse chocolate existia (-IA). OK, mais doce do que qualquer coisa, era fascinante poder encontrar um chocolate de coloração roxa e sabor uva - pelo menos pra mim. O de morango também era fascinante, mas, vamos convir, Mania Uva  era tudo e mais um pouco, não?


#foreverbanished
II.Chocolate Surpresa - Nestlé


               Esse chocolate tinha um gosto especial. Não sei até hoje se era o sabor do plástico, que imantava ao chocolate e passava a este um gosto típico (LOL), ou se eram os cartões e curiosidades que vinham junto; ou o que quer que houvesse nele.. Sei que era querido por muita gente. Por que não mais Nestlé, por quê?!




III. Bombons Surreal - Garoto

              Antigamente estes bombons existiam em 3 modalidades: chocolate branco com recheio de chocolate preto, chocolate preto com recheio de chocolate preto, E, chocolate preto com recheio de amendoim. Curiosamente, restou apenas este último -o pior de todos -, que agora vem apenas dentro da caixa-mor  da Garoto. Perdemos os 2 melhores da espécie, afastados para sempre do universo bombonívoro.  =(





 
No more

No moreeeeeee..













IV. Bombons Personalidades - Garoto


 
                    Me lembro de, em certas épocas, até desprezar esse chocolate (hoje faria tudo - quase tudo - por ele)! Meio enjoativo, tinha um sabor que não sei definir (ainda mais, tantas décadas depois). Contudo, era sempre incrível cada retângulo daqueles, com uma personalidade Looney Tunes. Estuporou-se!

V. Chocolate Turma da Mônica - Nestlé
           Quem que não ia "talhando" os cantos e deixando o personagem por último? Outro chocolate com sabor especial.. além, é claro, do relevo central que sobrava, um misto de chocolate branco em cima e preto embaixo..

VI. Milka Cream - Lacta

           Sei que Milka ainda existe por estas bandas (talvez fosse melhor nem ter falado), mas ESTE tablete sempre foi mais cremoso. Me lembro de ter terminado a 1ª dieta (!) de minha vida com ele. Valeu a pena, haha.

VII. Bombom Sedução -Nestlé
       
                  Agora, esse bombom.. Dispensa comentários. Até algum tempo atrás ele ainda persistia nas caixas da Nestlé (em um estado minimizado, mas, EXISTIA), contudo, conseguiram destruí-lo eternamente (tiraram ele da cartela, #simplesassim).
                  Nem lembro mais da composição dele (naquela época acho que eu nem sabia o que era isso, na verdade), mas acredito que o seu diferencial era algo inusitado, como amêndoas. Se não eram amêndoas, eram pedaços e sabor de avelã; mas, ALGUMA COISA era. Esse sim, faz falta!

VIII. Milkybar - Nestlé

                    Sei que ele ainda (ainda - logo, logo, inventam um novo "Suflair sub-aerado", e nem ele existe mais!) existe, mas chegou a um estado crítico. Parece quase do tamanho do Alpino!
                    Uma vez era vendido na forma unitária, maior, quase como o Charge que é hoje comercializado; ~ 20 e poucos gramas. Agora o que vem na caixa azul até esfarela, de tão pequeno e transmutado. Aliás, acho que o termo ideal é: Milkybar transgênico  (não sou contra transgênicos, OK, só brincadeirinha). :)



               Pesquisando na internet, descobri que a antiga versão (maissss arcaica) do Milkybar era denominada "Lollo", e tinha uma aparência ainda mais saudável:


 


..e bons.
 
Milkybar dos gordos..





 

IX. Ovo Páscoa Nescau - Nestlé




              Estou começando a achar que a Nestlé é responsável por encurtar qualquer possibilidade de infância que por acaso ainda estivesse latente em mim. Olha só!  Por que tirar este ovo de Páscoa do portifólio, por quêêê?




X.Bombom Nesquik - Nestlé  - (e outros da antiga caixa azul)

          Existia na antiga caixa de
"Especialidades" da Nestlé, assim como o bombom-rolinho Diplomata, o Nescau, e o Moça. Quem não lembra do Chandelle versão bombom? E de quando o Chokito ainda era uma bolotinha? Dá um close  na imagem ao lado; velha, mas representativa.
          A  caixa  Especialidades  já foi assim:
     
..E, assim..


          E hoje é um fracasso quase total. Não sei por que mudaram a linha de produção da marca a este ponto - custos de produção, talvez. Acredito que as empresas de chocolate de hoje estejam com a mentalidade de que, afinal, como vamos (nós, os clientes) engolir alguma coisa, só precisa haver esta coisa para nos ser ofertada. Mas não é bem assim não - principalmente com o mercado crescendo em termos de variedade e empresas alimentícias. O consumidor está recorrendo a outros focos, onde possa ter um melhor retorno, e talvez até um investimento menor.

XI. Bombons Sortidos Garoto

                 Só para lembrar de outra caixa que já foi melhor. Hoje em dia, costumo considerar a caixa da Garoto boa, até: tirando alguns bombons indesejáveis, tem-se bastante variedade. Mas olha essa antigas embalagens; graciosas, não? Isso sem contar os bombons Surreal, os quais - como já comentei acima- entraram em extinção.


Já mais próxima aos dias atuais, contudo, ainda com "Surreais" brancos e pretos

XII. Bombom Brigadeiro - Garoto

             Existia até há pouco tempo atrás, e fazia de mim uma pessoa mais doce. Hehe. Tá; e cadê ele, agora?

XIII. Skittles - um item à parte

           Não era chocolate - entretanto, era igualmente bom. E simplesmente parou de ser comercializado por aqui. As pastilhas / balinhas / whatever  levemente ácidas evaporaram das prateleiras brasileiras.
           Estes dias, adentrei uma loja de importados aqui de Porto Alegre, e eis que me deparo com um  Skittles - um pacotinho que agora é alaranjado, só pra contrariar. Nem acreditei, ou melhor, acreditei  - que devia estar caro. Perguntei o preço para a vendedora:  R$7,50. Ah, bem capaz. Me lembro que nunca foram baratos, mas uma vez dava pra comprar quase uns 3 por este preço "absurdíneo".

XIV. Lancy antigo


Ah, sei lá - sempre gostei de roxo.

          Este pedaço é so pra encher o saco mesmo. Lancy ainda existe (#thanksGod), mas eu gostava tanto dessa embalagem roxa!

             

            Isso é tudo de que consigo me lembrar. Deve haver uma outra infinidade de chocolates e doces perdidos pelo tempo, mas estes aí já dão uma boa idéia de que éramos felizes e não sabíamos; fato. E que Kit Kat  o quê; até gosto, mas não troco 4716784642 Kit Kats por um único destes de volta!






6 comentários:

  1. Lolo era muito bom, e era MUITO grande. Chokito tambem ja foi muito maior. Crunch, que antigamente se chamava KRI, e tambem era muito maior nos anos 80, antes da mudanca de nome. A caixa personalidades da garoto ouvi dizer que ainda existe em alguns lugares, tinha uma que era com personagens do desenho carros ao inves do looney tunes. E vc se lembra que ja existiu, por um curto espaco de tempo, o tablete de chocolate do nesquick, do mesmo gosto do que vinha na caixa de especialidades, so que em tamanho maior? Lembrava um pouco o gosto do tablete de kinder, que existe ainda... mas nesquick era melhor!

    ResponderExcluir
  2. Tudo era melhorrrr, é uma pena que hoje em dia as empresas estejam minorizando a qualidade de seus produtos desse modo e, ainda por cima, AUMENTANDO OS PREÇOS! =/
    Crunch, hoje em dia, está um fiasco. Realmente, eu ainda cheguei a ver essa tal caixa Personalidades (modelo Carros), mas já faz uns 2 anos agora, com certeza..
    É verdadeeee! Não lembrava da versão Nesquik tablete. Mas sinto mais falta ainda do bombom Nescau, e de toda aquela diversidade e qualidade da caixa Nestlé, com a qual certamente não contamos mais..

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Ainda lembro muitíssimo bem desses bombons, só gostaria de acrescentar que também tinha na famosa caixa azul de especialidades da Nestlé, além do Sedução, que era um bombom único e que também adorava, outro bombom em forma de bolinha, que se chamava Chomp, no qual, a Nestlé, queria continuar com o enorme sucesso do sorvete em forma de bombons de mesmo nome, mas foi um fiasco, lembra? E ainda refrescando a sua memória, o Chandelle foi fabricado durante algum tempo em forma de tablete individual, o Moça Branco era vendido na forma de tablete familiar, além de outro bombom antigo da caixa de especialidades, o Passatempo, e, além do Chokito, lembra que o Prestígio também chegou a ter uma versão em forma de bola? Pois, é, antigamente, e até uns 5 anos atrás, era tudo muito melhor, pois, tinhamos chocolates e bombons com muito mais variedade, além de bem mais deliciosos do que hoje em dia.

    ResponderExcluir
  4. Aline, desculpe - apaguei seu comentário sem querer!
    Mas, com certeza, Sedução faz MUITA FALTA mesmo! x(

    ResponderExcluir
  5. Ri quando em certa parte do texto o comentário da autora foi... -...quando chokito era uma bolotinha? Ai que saudades dessas delicias...E concordo plenamente com autor dos textos....as embalagens antigas da caixa de chocolates da garoto eram muito mais deslumbrantes...apesar disso eu gosto mais dos chocolates de hoje,antigamente eram mais amargos...Consumi demaaaais a caixinha azul com os chocolate do looney tunes.era deliciosos e uma aparecia tentadora,desde a linda caixinha e a cada cubo..ou quadradinho..ou tabletinho... de chocolate envolvida em uma embalagem decorada com cada personagem.O mania que mania que era..que delicia o de uva...que pecado não fabricarem mais.. nostalgia de tudo...

    ResponderExcluir

Comentários